domingo, 4 de novembro de 2007

Um blog ou uma comunidade?

A palavra comunidade deriva de communitas, e foi durante largos anos, entendida apenas como a teia que ligava um conjunto de “eu’s”sociais, associados por gostos , ideias, por defenderem algo comum. Hoje em dia, podemos relacionar palavras como, internet, interactivo, rede, tem real, instantaneidade, TICS e formamos várias vantagens de um termo comum e actual que é a “comunidade virtual”.

A comunidade virtual, é sim uma rede, mas que utiliza a internet como meio de dissipação de ideias e conteúdos .Esta é uma nova forma de ligação que sucede em tempo real, o que constitui uma das vantagens deste meio, como já referimos anteriormente, fomenta um espaço virtual e interactivo onde podemos criar relações de solidariedade, espaços de opiniões, debates, votações, entre outros.

Se a instantaneidade é uma das vantagens deste tipo de plataforma, não podemos deixar de referir também, que este mio permite que membros fisicamente dispersos e desconhecidos, se conectem, e troquem conhecimentos, esta ligação irá aumentar o conhecimento geral do tema abordado, para tornar estas distancias espaço/tempo irrelevantes utilizamos as TICS de modo a promoverem a partilha d informação e criação de um espaço colectivo.

Por outro lado, e também como um meio interactivo temos o blog, este surge como uma espécie de “Diário virtual”. Um Diário na Web, em que um/s “autor/es” criam a sua página pessoal e onde, fazem actualizações de ideias, lançam opiniões, temas de que gostam, imagens, entre outros conteúdos.

Num blog transmitimos em tempo real as nossas ideias e impomos a nossa presença online.

Will Richardson afirma que, “(…)Blogar é escrever o que pensamos quando lemos o que os outros escrevem, se continuarmos, outras pessoas eventualmente escreverão o que pensam quando nos lêem , e assim entraremos numa nova esfera de relações Humanas”.

Em suma a grande diferença patente entre os dois exercícios virtuais, consiste em, enquanto na comunidade criamos relações, convidamos participantes a comentarem as nossas ideias, encontramos membros comuns, com ideias semelhantes, num blog apenas tenho uma página pessoal, em que qualquer pessoa pode aderir, sem ser necessário um convite, e onde pode comentar ou apenas ler as minhas escolhas e ideias.

Sem comentários: