A interactividade é, em primeira instância, uma acção/relação de reciprocidade.
Resulta da capacidade de comunicação entre os utilizadores, ou seja, de um diálogo no meio; os jogos de vídeo ou a televisão interactiva podem ser comparadas a meios interactivos, uma vez que, a fonte de informação solícita uma resposta ao utilizador. Assim, ser interactivo é, essencialmente conseguir fornecer informação através da introdução de dados.
Os seres humanos interagem com o meio que os rodeia, e consequentemente, a interacção é a forma de enfrentarmos o que ocorre no nosso quotidiano.
Na interactividade a rapidez da resposta é muito importante. A reacção do receptor ocorre em tempo real, isto é permitido pela Comunicação Digital, “a revelação do milénio”. Encontramo-nos em plena era digital, e este tipo de comunicação é indispensável nos dias de hoje.
Numa conversa telefónica, por exemplo, em que temos duas pessoas, a primeira fala enquanto a segunda ouve. Para que esta segunda pessoa responda necessita antes de absorver a informação recebida, e só assim consegue responder ao que lhe é mencionado. Este processo é um processo interactivo, onde a informação é processada, recebida e enviada novamente após ser compreendida.
A interactividade prevalece desde sempre, porém nos dias que correm podemos interagir através de um meio digital, o que muda toda a história e promove a Comunicação Digital como uma das invenções mais poderosas da história da Humanidade. Foi referido que a interactividade é uma qualidade dos indivíduos que usam o meio, o que é realmente verdade, pois são os indivíduos que estabelecem a comunicação, e não o próprio meio, visto este não ser auto-suficiente para o fazer.
Falando do conceito de Comunicação Digital propriamente dito, esta resulta da forma de comunicar da sociedade da informação. Se por um lado, constituí uma vantagem a rapidez com que este tipo de comunicação permite divulgar informação, recolher dados, trocar ideias de qualquer parte do mundo, por outro promove a “inclusão” social, já que não se torna necessário sair de casa para adquirir bens e conhecer pessoas. Talvez esta seja a maior desvantagem deste tipo de comunicação, uma vez que o utilizador se torna “prisioneiro” do seu instrumento de trabalho.
A Comunicação Digital é hoje em dia um marco de “aldeia global”, visto que integra um conjunto de pessoas que comunicam por vias digitais em velocidades incríveis (outra das vantagens da Comunicação Digital).
A Comunicação Digital integra um conjunto de ameaças, como a ocorrência de vírus ou ainda, no caso das plataformas abertas, a intervenção e espionagem por parte de outros utilizadores, ou o terrorismo na rede. Neste sentido, a Comunicação Digital exige um esforço superior relativamente aos outros tipos de comunicação na sua gerência. É indispensável para uma correcta administração um conjunto especializado de engenheiros técnicos e métodos ,que consigam combater as ilegalidades.
Em todos os tipos de comunicação é fundamental que haja um controlo, porém este é mais eficaz em alguns tipos do que noutros. A comunicação feita através de contacto pessoal é mais facilmente controlável, uma vez que é necessária a presença física ou auditiva para a exercer. Por outro lado, na Comunicação Digital este controlo é sempre relativo, uma vez que é impossível um controlo exaustivo do meio, e é neste sentido que muitos profissionais de Comunicação consideram a Comunicação Digital uma ameaça, pois é mais complicada de controlar e gerir, chegando até a ser impossível impedir a espionagem ou o terrorismo nas redes.
A Comunicação Digital está em permanente actualização, sendo cada vez mais sofisticada.
segunda-feira, 1 de outubro de 2007
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